A distinção jurídica entre custódia cautelar e condenação definitiva
O cenário das eleições de 2026 trouxe à tona uma discussão recorrente sobre o exercício da cidadania por indivíduos sob custódia do Estado. Neste domingo (4), enquanto figuras centrais do debate público, como o banqueiro Daniel Vorcaro e Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, estão aptos a votar mesmo estando detidos no Complexo Penitenciário da Papuda, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar em Brasília, não poderá participar do pleito.
Essa disparidade, que pode parecer contraditória à primeira vista, fundamenta-se na legislação brasileira vigente. O direito ao sufrágio, garantido pela Constituição Federal, só é suspenso mediante o trânsito em julgado de uma sentença condenatória. Isso significa que, enquanto não houver uma decisão definitiva da Justiça, o cidadão mantém seus direitos políticos preservados, independentemente de estar em regime de prisão provisória ou cautelar.
O impacto da Lei Antifacção no futuro do sistema eleitoral
A situação atual, contudo, está com os dias contados. A implementação da Lei Antifacção, sancionada em março deste ano, altera significativamente as regras para o exercício do voto por detentos. A nova norma estabelece que, futuramente, qualquer indivíduo privado de liberdade perderá o direito de votar, eliminando a distinção entre presos provisórios e condenados definitivos.
A aplicação desta regra não é imediata devido ao princípio da anualidade eleitoral, que exige que qualquer alteração nas normas do pleito seja aprovada com pelo menos um ano de antecedência. Portanto, a mudança só terá efeito prático a partir das eleições de 2028. Até lá, o sistema jurídico continua tratando o voto como um direito que acompanha a presunção de inocência até que se prove o contrário em última instância.
A realidade dos votos em unidades prisionais
Embora o direito ao voto seja assegurado aos presos provisórios, a participação efetiva desse público nas urnas é historicamente baixa. Atualmente, o Brasil possui cerca de 13 mil presos provisórios que reúnem as condições legais para votar. No entanto, a logística e a necessidade de formalização prévia do interesse em participar do pleito criam barreiras operacionais significativas.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que apenas 3% dos detentos aptos formalizaram o pedido para exercer o voto este ano. O caso de Daniel Vorcaro, que solicitou sua participação na última semana, ilustra o esforço individual necessário para que o detento garanta seu direito antes da mudança legislativa que restringirá o acesso às urnas em todo o sistema prisional.
O ConexRS mantém seu compromisso com a transparência e a análise aprofundada dos fatos que moldam a democracia brasileira. Continue acompanhando nosso portal para atualizações sobre o desdobramento das eleições, decisões judiciais e as mudanças que impactam o cenário político nacional. Oferecemos um jornalismo pautado na credibilidade e na diversidade de temas para manter você sempre bem informado.
Fonte: redir.folha.com.br

